O futebol brasileiro entrou em uma nova discussão financeira justamente no momento em que os clubes tentam calcular o tamanho do impacto provocado pelo fim das casas de apostas.
Nos últimos dias, ganhou força a informação de que clubes das Séries A e B negociavam com o Governo Federal a criação de um programa de crédito que poderia chegar a R$ 20 bilhões.
A ideia, segundo reportagens publicadas desde a última semana, seria permitir que equipes altamente endividadas trocassem dívidas caras e de curto prazo por financiamentos mais longos, com juros menores e período de carência.
O problema é que surgiu uma contradição importante.
O próprio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social afirmou que não participou de qualquer discussão interna ou externa sobre financiamento a clubes de futebol.
Mais do que isso: o banco informou que existe vedação para esse tipo de operação. iG Esportes
A partir daí, a discussão deixa de ser apenas sobre quanto dinheiro poderia ser disponibilizado aos clubes.
A pergunta passa a ser outra:
como um programa de até R$ 20 bilhões poderia ser anunciado ou discutido tendo o BNDES como referência se o próprio banco afirma que não participou dessas conversas e atualmente não financia clubes?
BNDES nega participação nas negociações
A posição divulgada pelo BNDES é direta.
Segundo nota reproduzida pelo Portal iG, o banco afirmou que não participou de qualquer debate externo ou interno sobre a possibilidade de financiar equipes de futebol.
O BNDES também declarou que existe “vedação estatutária para realizar financiamento para clubes” e, por isso, não procederia a informação de que a instituição operaria uma linha subsidiada destinada às equipes. iG Esportes
A própria documentação disponível no site oficial do banco reforça a restrição.
Na página dedicada às atividades que não recebem apoio financeiro, o BNDES inclui expressamente clubes entre os setores não apoiados. BNDES
Isso não significa necessariamente que nenhum programa possa existir no futuro.
Regras podem ser alteradas, novos instrumentos podem ser criados e o Governo Federal pode estudar outras estruturas financeiras.
Mas significa que, nas condições atuais, não existe uma linha do BNDES disponível para os clubes nos moldes que passaram a circular publicamente.
De onde surgiram os R$ 20 bilhões?
Antes da negativa do banco, diferentes reportagens já apontavam que dirigentes de clubes estavam discutindo com representantes do Governo Federal um grande programa de renegociação de dívidas.
Corinthians, Internacional e Atlético-MG apareceram entre os clubes envolvidos nas conversas, enquanto a CBF acompanhava as tratativas.
A proposta seria semelhante a um programa de reestruturação financeira.
Em vez de utilizar o dinheiro para contratar jogadores ou pagar despesas rotineiras, os clubes teriam acesso a crédito para substituir dívidas mais caras, incluindo obrigações trabalhistas, bancárias e tributárias.
Reportagens mais recentes elevaram a estimativa do programa para até R$ 20 bilhões, com possibilidade de financiamentos por até 20 anos e dois anos de carência.
O modelo, porém, ainda não foi formalizado. Exame
É justamente nesse ponto que aparece o impasse.
Uma coisa é dirigentes discutirem com representantes do governo a possibilidade de criação de um programa.
Outra completamente diferente é existir uma linha de crédito aprovada, regulamentada e disponível no BNDES.
A manifestação do banco mostra que essas duas etapas não podem ser confundidas.
Crédito pode ajudar, mas não é dinheiro gratuito
Há também outra questão importante nessa discussão.
Caso algum programa semelhante seja criado futuramente, o dinheiro não seria uma compensação financeira entregue aos clubes.
Seria empréstimo.
A lógica apresentada nas discussões é permitir que clubes troquem dívidas com juros elevados por financiamentos mais baratos e com prazos maiores.
Financeiramente, isso pode ser positivo para uma equipe que hoje paga juros muito altos.
Se um clube possui uma dívida vencendo em poucos anos com custo financeiro elevado e consegue refinanciá-la por 15 ou 20 anos com juros menores, sua pressão de caixa diminui.
Mas a dívida não desaparece.
Ela apenas muda de formato.
O clube continuará obrigado a devolver o dinheiro recebido.
Por isso, o efeito dependeria completamente da forma como cada equipe utilizasse o eventual programa.
Para um clube que aproveitasse o refinanciamento para reorganizar suas contas, reduzir custos e equilibrar receitas e despesas, um crédito mais barato poderia representar uma oportunidade de recuperação.
Para uma gestão que simplesmente utilizasse o alívio para continuar gastando acima de sua capacidade, o problema poderia apenas ser transferido para o futuro.
Fim das bets torna discussão ainda mais delicada
O debate acontece justamente quando os clubes perderam uma importante fonte de receita.
Segundo dados da Sports Value citados pela Exame, as casas de apostas destinaram aproximadamente R$ 1,143 bilhão em patrocínios aos 20 clubes de maior receita do Brasil em 2025.
O valor representava cerca de 34% das receitas de marketing desse grupo. Exame
A perda desse dinheiro aumenta a pressão sobre clubes que já carregam dívidas elevadas.
Esse cenário ajuda a explicar por que dirigentes passaram a buscar alternativas de financiamento.
Mas também cria um risco.
Se uma equipe perde uma receita recorrente de patrocínio e utiliza empréstimos para simplesmente cobrir essa diferença, ela transforma uma perda de faturamento em uma nova obrigação financeira.
Por isso, duas discussões precisam permanecer separadas.
Uma é a necessidade de reestruturar dívidas antigas.
Outra é encontrar novas receitas para substituir o dinheiro das casas de apostas.
Crédito pode ajudar na primeira.
Não resolve automaticamente a segunda.
A contradição que ainda precisa ser explicada
O ponto mais importante dessa história agora não é saber se R$ 20 bilhões seriam muito ou pouco.
É entender qual é, de fato, o estágio desse programa.
De um lado, dirigentes e representantes do governo discutem há meses formas de auxiliar clubes na renegociação de suas dívidas.
Reportagens chegaram a apresentar valores, prazos e condições que estariam sendo analisados. UOL
Do outro, o BNDES afirma que não participou dessas discussões e que as regras atuais impedem financiamento direto aos clubes. iG Esportes
As duas informações colocadas lado a lado deixam perguntas ainda abertas.
O governo pretende alterar as regras do BNDES?
Outro banco público poderia participar?
O programa seria estruturado por instituições privadas com algum tipo de incentivo público?
Ou as discussões ainda estavam muito mais distantes de uma solução concreta do que inicialmente parecia?
Até que essas respostas apareçam, não é correto tratar os R$ 20 bilhões como dinheiro disponível aos clubes.
Hoje, são parte de um projeto em discussão.
E existe um obstáculo institucional concreto no caminho.




